Buscar

Mulher Corajosa – 05 Características





Você é uma mulher corajosa?


Ter coragem significa ser audaciosa, destemida e aventureira. Essa característica permite que uma pessoa encare o perigo e a dificuldade com firmeza e determinação.

Eu não sei quais são os problemas que você está enfrentado atualmente, pode ser o luto por alguém muito amado, que era a base da sua vida, separação, solidão, doenças, desemprego, ingratidão de filhos, aposentadoria ou mesmo frustrações por olhar sua vida e sentir como se você fosse uma receita de bolo que não deu certo.

Acredite todas passamos por problema e podemos recomeçar!

Em todas as circunstâncias da vida podemos decidir seremos corajosas ou recuarmos e nos tornarmos presas dos medos.


A Bíblia nos fala sobre duas mulheres chamadas NOEMI E RUTE.


RUTE era uma mulher moabita, jovem mulher e muito bonita, casada, que amava o seu marido, e acredite, também a sua sogra. Penso que essa moça se sentia bem amparada, pela família do seu marido, tendo toda uma estrutura familiar, incluindo sogro, cunhado e sogra, que a tratava com muito carinho. Talvez ela estava na expectativa de ter filhos.


NOEMI era uma senhora israelita, casada, que tinha ido para Moabe em busca de melhores condições de vida. O futuro lhe parecia promissor, pois além, do marido, a vida lhe agraciara com dois filhos homens, o que era QUASE uma certeza de que ela seria cuidada por eles na velhice, o que era esperado dos filhos naquela época. Para completar eles tomaram para si esposas do local e Noemi como era muito sábia e amorosa desenvolveu uma relação de muito carinho e respeito para com as meninas. Talvez, assim como muitas mulheres de nossa faixa etária, ela não via a hora de ter netinhos sapecas correndo pela casa.


Nessa história notamos que a vida traz desafios diversos, independente da idade e de outros fatores. Aqui estava uma senhora idosa e uma jovem senhora, que em pouco tempo tiveram suas vidas viradas de ponta cabeça, sem maridos e sem provedores. Se hoje a situação é difícil para muitas mulheres, imagine como era naquele tempo. Elas estavam pobres, sem segurança correndo risco de violência sexual e a amargura tinha tomado conta de Noemi. Porém, elas eram corajosas e decidiram voltar para Belém, o que provou ter sido a melhor opção. Uma cuidava da outra, uma completava a outra e ambas se fortaleciam. Essa história é muito rica, porém quero falar somente de cinco característica da mulher corajosa, que vejo nessas mulheres e que podemos aplicar na nossa vida.


  1. ENFRENTA O MEDO: Todas precisamos de coragem. O medo faz parte do ser humano, faz parte do nosso instinto de sobrevivência e quando passamos por alguma situação que nos causa desconforto e dor, nos encolhemos e passamos a ter medo de viver o desconforto de novo. O nosso cérebro armazena aquela experiência e em outras situações ele age por analogia, querendo nos paralisar para não sofrer a decepção de se frustrar novamente. Eu te aconselho a parar de aceitar o medo e começar a escolher a coragem. A mulher confiante age mesmo com medo. Como terá sido o caminho de volta para essas mulheres?

  2. AUTÊNTICA: É uma pessoa confiante que ama a si mesma, verdadeira, que tem coragem de defender seus valores e se posiciona, mesmo que sofra as consequências do seu posicionamento. Atualmente, a maioria das pessoas prefere fazer concessões a tomar uma posição em defesa do que é certo. Rute teve coragem de se posicionar ao deixar a família, a cultura e os deuses e defender aquilo que ela agora acreditava, incluindo uma nova fé. Desafio tire um tempo para avaliar quais são os seus valores inegociáveis, e faça uma lista de cinco.

  3. ENCORAJA AS OUTRAS PESSOAS: Nessa história, em diversos momentos vemos Noemi animando sua nora Rute. Todas nós precisamos de ânimo, de determinação e de estímulo. Mesmo passando por dificuldades podemos escolher ser fonte de vida para outras pessoas, consolar e edificar. Uma das melhores formas de obter o que quero é dando sementes para outras pessoas. Principalmente para os nossos filhos. Uma maneira de nos encorajar é fazer uma lista de nossas vitórias e coisas boas que vivemos no passado e ler em voz alta, para lembrar que estamos passando pela dificuldade mas somos vitoriosos. Leia histórias de superação, elas aumentam nossa força. Desafio: Nessa semana, escolha deliberadamente alguma pessoa para você encorajar.

  4. GENEROSA: Essas duas mulheres cuidavam e queriam o melhor para a outra. É preciso coragem para se doar enquanto você está enfrentando suas próprias dificuldades. Quando você tira os olhos dos seus problemas, muitas vezes acaba por descobrir que eles são pequenos quando comparados aos problemas de muitas pessoas. Lembre ninguém é tão pobre que não possa ajudar, seja com uma comida especial, uma louça lavada, um tempo de doação, uma visita e às vezes simplesmente com uma conversa. Desafio: Nessa semana separe duas horas para você fazer algo por alguma mulher.

  5. TRABALHADEIRA/FRUTÍFERA: A palavra frutífera nos lembra de fruto, ser produtivo, crer na sua capacidade de gerar. Sabendo que a plantação passa pela decisão de plantar uma semente, pelo cuidado que lembra o investimento, desenvolvimento e crescimento, que nos lembra do tempo. Há um ciclo, há um processo de maturação em que você deve perseverar. Nessa história, vimos que Rute, assim que chegou em Belém, foi trabalhar. Com dedicação, ela chamou atenção pelo cuidado com a sua sogra e também por estar disposta a trabalhar. Atualmente há muitas formas de trabalho: formal, informal na internet. Devemos desenvolver habilidades e mentalidade plástica, estar aberta a aprender algo novo, a descobrir oportunidades de aumentar nossa renda. Desafio: Descubra e comece a gerar uma nova fonte de renda esse mês.

Mulher! Existem momentos em que nos sentimos fracas, sem esperança, a dor transpassa a alma, parece que lutamos e não saímos do lugar. Te convido a lembrar que existe um Deus que te criou para ser vencedora, ele é o Deus da segunda chance, do recomeço. Assim como a história de Noemi e Rute foram mudadas completamente, peça a ele e com certeza ele mudará a sua.









1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo