Buscar

A SURPREENDENTE VERDADE SOBRE OS VENCEDORES

Atualizado: Jun 14

“...E Gideão, seu filho estava malhando o trigo no lagar, para o por a salvo dos Midianitas” Juízes 6:1



O CENÁRIO NA ÉPOCA DE GIDEÃO


A nação de Israel estava sendo subjugada e atacada pelo Medianitas, durante sete anos, uma grande crise. Os Medianitas saqueavam os filhos de Israel, levando: trigos e demais cereais, gado, ovelhas e tudo que era produzido.

Naquele tempo o local de malhar, ou seja, limpar o trigo era a eira, por ser um lugar claro, arejado e limpo em que corria vento que contribuía para limpar as impureza dos cereais. Por ser um local de fácil acesso, se Gideão limpasse seu trigo na eira, havia grande chance de perder toda a sua produção de trigo.

Sabemos o quanto é difícil passar por uma crise, parece que um ano vira uma eternidade, mas saiba que você não está sozinho. Todos em várias etapas da vida, passa por desafios reclama da crise de um ou dois anos, imagina o sofrimento de Gideão, pois sua nação estava sendo saqueada por longos sete anos.

Gideão estava malhando trigo no lagar. O lagar é um local onde se pisa a uva para retirar o mosto que é usado para a fabricação do vinho, mede cerca de 2,40 X 1,50m, geralmente em um uma rocha, em um lugar mais escuro e escondido com certeza bem inapropriado para malhar o trigo.

OITO CARACTERISTICAS DE UM VENCEDOR

Estudos demostram que os vencedores possuem algumas características em comum. Gideão embora não soubesse, possuía algumas dessas características:



1) CARÁCTER: Bom filho, boa conduta familiar, tinha o respeito e carinho do seu pai.

Quem nos conhece de verdade é a nossa família, que convive conosco dia a dia. Podemos colocar um belo sorriso e uma máscara, mas nossa família conhece nossas qualidades e defeitos.


2) VALOROSO: No dicionário a palavra valoroso, significa corajoso, valente e ativo. No livro de Juizes vemos a coragem dele, ao destruir o altar de Baal, ao defender o que julgava ser certo. Quando ele se conscientiza de que Deus estava com ele, não teme partir para a luta e livrar a todos do jugo dos Midianitas.


3) TRABALHADOR: Ele era um homem determinado a ter o seu sustento e o sustento de toda a sua família. Se ele fosse preguiçoso, com certeza não iria plantar, colher e preparar os cereais, pois os Midianitas estavam sempre por perto para roubar tudo que fosse possível. Gideão demonstra ser trabalhador ao continuar a luta a cada ano, plantando escondido, vigiando e preparando suas provisões.


4) NÃO DAVA DESCULPAS: Na vida passamos por vários desafios, se verificar como foram a vida de nossos antepassados, veremos que todos tiveram suas crises. De forma que sempre será possível arrumar uma serie de desculpas. A vida perfeita é uma utopia. Gideão poderia aceitar que não era possível plantar, colher e muito menos malhar o trigo no lagar, mas ele sabia que a desculpa não iria colocar o pão na mesa. Então ele resolveu dar o seu jeito.


5) PERSISTENTE: Significa não desistir, continuar ser perseverante. É uma das melhores característica do vencedor. A cada dia Gideão tinha que decidir entre trabalhar, acreditar que teria o alimento e na vontade de desistir pela possibilidade dos Midianitas tomar o fruto suado do seu trabalho. Acredite todos em vários momentos temos vontade de desistir. As pessoas desistem de tudo incluindo, desistir do amor, do trabalho, dos estudos e muitos desistem inclusive da vida. Naquele dia se Gideão estivesse desistido de ir malhar o trigo no lagar, sua história de sucesso não teria sido escrita. Toda a nação poderia ter ficado mais uma ano subjugado.

6) USAVA OS RECURSOS QUE TINHA: Nas crises muitas pessoas pessoas fixam seu olhar no que perdeu: a saúde, os recursos financeiros, o amor que se foi, o filho que cresceu e desobedece e/ou emprego que perdeu. Deus nos convida a olhar o que ainda temos como por exemplo: mais um dia, as grandes coisas e as pequenas também. Gideão sabia que não podia usar a eira, mas tinha o lagar e era isso que ele ousou usar.


7) NÃO PROCRASTINAVA: Naturalmente gostamos de adiar qualquer coisa que nos incomode, aquela reunião, conversas desagradáveis, tarefas cansativas, estudar para prova etc. Queremos um cenário perfeito para agir, acontece que essa busca pela melhor hora, dia nem sempre é compatível com as demandas que nos vem e muitas vezes acabamos por perder oportunidades e nos sobrecarregar. Em várias ocasiões vemos Gideão fazendo o que tinha de ser feito.


8) RESPONSÁVEL: Gideão agia com responsabilidade, ele sabia que a provisão de sua casa, estava sobre os seus ombros. Não sabemos a idade do pai de Gideão e nem dele. A pessoa responsável, faz sem precisar ser pressionado, ele encara os seus desafios de frente, sabe que é difícil, mas não cogita fugir, assume para si as responsabilidades e sendo essa também uma das características de um vencedor. Não por acaso o anjo lhe chama de varão valoroso.

O MAIOR PROBLEMA DE GIDEÃO


Talvez você pense que o maior problema de Gideão fosse guardar o seu alimento a salvo dos Midianitas, fosse proteger seus pais e a sua própria pele, mas o maior problema de Gideão era a falta de conhecer a sua verdadeira identidade de vencedor, de sua coragem, de que Deus poderia trazer liberdade ao povo usando-o como canal de benção.

Você não é obra do acaso, você foi criado para ser um vencedor, pois Deus não cria fracassado. Acontece que muitas pessoas não sabem a sua verdadeira identidade. Gideão talvez tenha passado parte da sua juventude vendo sua nação sendo saqueada e ninguém conseguindo fazer nada para evitar os roubos, a vergonha e a dor.

As dores da vida fez com que sua mente mantenha o foco nas perdas, na condição social de sua família e no seu tamanho. Deus já o via como varão valoroso, o que de fato ele era, como vencedor, mas ele precisou de provas para acreditar na sua verdadeira identidade, acreditar no merecimento e então dar passos mais ousados. Imagina se Deus não tivesse trabalhado essa questão com Gideão, quem iria querer seguir um líder que não acreditava em si mesmo, aquele que se achava o pior dos piores.


O QUE IMPEDE VOCÊ DE VENCER?


As pessoas não nascem prontas, e infelizmente vemos muita gente boa, trabalhadora que quer vencer e simplesmente não consegue. A verdade é que, assim como os vencedores possuem uma série de características que fazem parte do seu perfil, existem algumas coisas que nos impede de atingir o sucesso, detalhes é que precisam ser trabalhadas, abandonadas e substituídas. Como veremos abaixo:

  1. FALTA DE FOCO E PERSISTÊNCIA: Muitas pessoas têm dificuldade em definir o que querem, às vezes em um mês decidem algo, mas no outro mês decidem outra coisa e acabam desperdiçando apenas energia. Uma vez definido o foco, é necessário ter persistência para continuar, mesmo quando os resultados ainda não chegarem, mesmo quando você ainda estiver pronto. Tudo precisa de um tempo de maduração.

  2. DISTRAÇÃO: Todas as pessoas possuem dois recursos escassos, são eles: Tempo e energia. Pessoas que querem ser vencedoras valorizam esses recursos. A distração consiste em perder esses recursos que não podem ser recuperados.

Um dos exemplos de PERDA DE TEMPO: Redes Sociais (Facebook, YouTube, TicTok, Instgram, WhatsApp etc), outro exemplo são os seriados/novelas (tudo que aguça a sua curiosidade para o próximo capítulo e ou episódio). Lembrando as redes sociais são excelentes fontes de renda e aprendizado, o problema é quando é usado sem critério e objetivo.

Como perda de energia quero citar os vícios, incluindo drogas lícitas e ilícitas. Que muitas vezes acaba com a disposição, debilita a saúde, eu mesmo conheço pessoas altamente inteligentes e capacitadas que por causa dos vícios se encontram vivendo uma vida de privações por não conseguir manter um mínimo de rotina. Outra fonte de perda de energia são: Amizades sem futuro, aqueles amigos que não tem vontade de vencer, de evoluir e que te crítica quando você quer fazer algo diferente, sempre te puxando pra baixo.

  1. FALTA DE HÁBITO: Nosso cérebro trabalha no sentido de gastar o mínimo de energia possível, por isso, temos temos muitas dificuldades em desenvolver um novo hábito. Criar um hábito demanda esforço, faz se necessário a repetição consistente dia após dia. Sendo um trabalho árduo, uma vez que precisa romper com o comodismos e substituir as antigas práticas ou falta de práticas.

  2. HÁBITO DA DESCULPA: Esse é um dos piores hábitos, é ser um especialista em arrumar todo o pretexto, para não fazer, não agir e isso com uma elegância que convence. Porém, nos deixam acorrentado ao chão da mediocridade. Acredite por trás de toda história de sucesso teve um mundo de dificuldades a serem superadas. O mundo nunca foi e não é um lugar perfeito, mas quem quer ser um vencedor tem que aprender a enfrentar e superar os desafios.

  3. FALTA DE PLANOS ORGANIZADOS POR ESCRITO: Quando escrevemos algo, nosso cérebro mantem maior foco, ou seja, quando não escrevemos, lembramos por uns dias depois com a demanda da vida acabamos por esquecer.

  4. MEDO DE FRACASSAR: É muito incrível que muitas pessoas, abortam seus sonhos por medo de fracassar, elas ficam tão desesperadas por imaginar, um possível fracasso que não notam, que já esta vivendo uma vida de fracasso. O fracasso é muito doído, mas pode ser um excelente professor. E acredite você provavelmente não morrerá se fracassar. É melhor vencer o medo de fracassar do que fracassar por nunca fazer acontecer.

O QUE FAZER PARA SER VENCEDOR

  1. DESCUBRA SUA VERDADEIRA IDENTIDADE: Acredite! Deus não criou fracassado, você foi criado para ser um vencedor. Decida descobrir quem você realmente é, não aceite pensar um minuto sequer que você é fruto do acaso, nada do que aconteceu ou esta acontecendo pode definir quem você é, a tua dor é a dor de muitos e a sua cura pode curar a muitos. Decida hoje a assumir uma identidade de vencedor. Nossa identidade é a nossa essência.

  2. DESENVOLVA SUA AUTOCONFIANÇA: A autoconfiança é um processo, começa como uma simples caminhada e pode se tornar uma maratona. Gideão começou sua carreira, contando com o apoio do seu pai, depois ele conquistou dez homens que trabalhava com ele, depois uma cidade e por fim pessoas de varias tribos, estavam dispostas a lutar com ele, ao ponto de Deus falar, são muitos, basta. Comece algo, um propósito, se empenhe um passo de cada vez todos os dias até conseguir finalizar e comemore muito. Tenha persistência e consistência. Cada vitória alcançada ira fortalecer sua musculatura de vencedor. Lembre se autoconfiança é fruto de resultado alcançado, é ação.

  3. INVISTA EM AMIZADES DE CRESCIMENTO: Se aproxime de pessoas que tem um ideal de crescimento, inclusive pessoas que são ou estão aonde você quer chegar. Pessoas vencedoras que estão determinadas a se tornar melhor, a ser mais capazes.

  4. ESCREVA, ESCREVA E ESCREVA: Para se tornar um vencedor, você precisa ter uma consciência clara do que você quer melhorar, o que te impede e o que você quer conquistar. Para isso pegue uma cartolina e escreva os seguintes itens: A- Cinco distrações que tiram você do seu foco?  B- O que você não conquistou por causa dessas distrações? C- Faça uma lista de decisões que você quer realizar e coloque data. (Se possível utilize gravuras que remetem a essas realizações).


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo